GRUPO INTELLI consolida atuação no mercado de energia solar com o fornecimento de produtos para um dos maiores complexos solares das Américas.

“Fazer parte da cadeia de fornecimento de um dos maiores complexos solares das Américas atesta a seriedade do trabalho do GRUPO INTELLI”. A declaração categórica de Lorenzo Spedicato, Diretor de Operações do GRUPO INTELLI, exalta a relevância da atuação da empresa como uma das principais fornecedoras de produtos para a infraestrutura elétrica do Projeto Futura — um dos maiores planos de energia solar das Américas.

O Projeto Futura é a maior planta fotovoltaica com módulos bifaciais, rastreadores e inversor string da América Latina e é composto por 45 parques divididos entre UFV Futura I, UFV Futura II e UFV Futura III, localizados em Juazeiro, na Bahia. As usinas solares, atualmente em fase de obras, terão capacidade instalada de produção de aproximadamente 3 Gigawatts (GW)/ano. De acordo com o Grupo Focus Energia (proprietário do projeto), o complexo terá investimento superior a R$ 2,2 bilhões, e a previsão é que os parques iniciem a operação comercial no final do primeiro semestre de 2022 e a plenitude operacional seja atingida no início de 2023.

“Somos uma empresa familiar com quase cinco décadas de história e que tem inovação e expansão em seu DNA. Fornecer para os melhores projetos significa estar entre os melhores fornecedores, e isso é motivo de muito orgulho para nós”, prossegue Lorenzo Spedicato.

O investimento do GRUPO INTELLI em sua expansão comercial e em atividades no mercado de energia solar ganha ainda mais robustez com a sua participação como fornecedor de produtos para a infraestrutura elétrica da UFV Futura. Os principais itens fornecidos pela empresa serão os cabos de potência (baixa tensão) em alumínio e os cabos bimetálicos de aço revestido de cobre para o sistema de aterramento. Consequentemente, também, outros produtos do portfólio do GRUPO INTELLI serão aplicados de forma periférica, como por exemplo: hastes de aterramento, conectores à compressão e terminais bimetálicos para conexões dos cabos de alumínio em barramentos de cobre.

“Expandimos nosso portfólio nos últimos anos com intuito de oferecer soluções cada vez mais completas para infraestrutura elétrica de potência e de aterramento (condutores, conexões e terminações). A diversidade de produtos em nosso portfólio permite oferecer soluções que proporcionem ganhos tanto em Capex quanto em Opex para o cliente final”, destaca Lorenzo. “Um exemplo interessante são os cabos bimetálicos de aço revestido de cobre substituindo o cobre puro em sistemas de aterramento. Cada vez mais parques solares têm optado por essa inovação, que garante a mesma performance com um custo muito inferior”.

Diferenciais do GRUPO INTELLI e sua atuação no mercado de energia solar
O histórico no mercado elétrico e a credibilidade do GRUPO INTELLI foram preponderantes para a negociação que selou o acordo entre a empresa e a renomada empreiteira Andrade Gutierrez, que será responsável pela implantação da primeira fase do complexo Futura.

Acredito que o bom trabalho realizado pelo GRUPO INTELLI em fornecimentos anteriores para a Andrade Gutierrez tenha sido um fator essencial para o sucesso da negociação. Evidentemente a competitividade comercial é muito elevada nesse segmento, mas a confiança conquistada pelo histórico de fornecimentos de materiais com qualidade e dentro do prazo acordado certamente é levada em conta pelo cliente”, explica Lorenzo. “Nos últimos anos, formamos um time técnico-comercial especializado no atendimento de utilities. Sabemos que cada projeto tem sua particularidade e nossa equipe está plenamente preparada para conseguir oferecer as soluções mais adequadas às diferentes demandas. Participar do fornecimento de diferentes parques proporciona, acima de tudo, uma visão global interessante sobre quais tecnologias estão sendo usadas”, completa.

Outro diferencial importante do GRUPO INTELLI é sua verticalização. “No início da década passada, nosso CEO (Vincenzo Spedicato) identificou o crescimento potencial do mercado de cabos de alumínio no Brasil e investiu para termos uma linha de laminação própria. A verticalização é um diferencial importante para garantir prazos e preços competitivos”.

Projeção do GRUPO INTELLI para o mercado de energia solar no Brasil
A solidez do crescimento de instalações de energia solar no Brasil, que deu ao país o 9º lugar entre todos os mercados mundiais no setor no último levantamento feito pela Agência Internacional de Energia (IEA), traz um desafio para a indústria nacional: atender a alta demanda com qualidade.  “Existe um movimento inevitável e irreversível de transição energética para uma matriz de baixa emissão de carbono, e o Brasil é um ator chave nesse movimento”, relata Lorenzo, que finaliza sua análise com um alerta.

O Brasil é uma das referências mundiais em geração de energia renovável (85% da matriz energética brasileira provém de fontes renováveis de energia), e a indústria nacional precisa estar preparada para responder à altura a demanda proveniente da expansão prevista. As previsões da ANEEL indicam expansão na capacidade instalada fotovoltaica no Brasil de 15GW até 2025, número que ainda deve aumentar consideravelmente nos próximos anos. O GRUPO INTELLI investe constantemente na expansão de seu parque fabril para conseguir atender essa demanda”, conclui.