Os profissionais técnicos do GRUPO INTELLI prepararam um conteúdo para ajudar a sanar as dúvidas mais frequentes de clientes sobre o Conector de Derivação Perfurante “CDP”. Aprenda e entenda tudo sobre o CDP!  Veja as questões e suas respectivas respostas:

Conector de Derivação Perfurante “CDP”: veja as dúvidas mais frequentes

1. O CDP é seguro? Ele possui alguma isolação?

O Conector de Derivação Perfurante “CDP” é projetado para realizar uma conexão segura e isolada, graças ao seu design de encapsulamento da conexão, que é feito com material polimérico resistente a intempéries e raios UV, vedação da área de contato através de elastômero e graxa (silicone), tornando-o estanque, com índice de proteção IP-65.

A conexão se dá por meio da inserção de lâminas perfurantes neste condutor, mediante aplicação de um torque específico em porca fusível. O rompimento desta porca garante a eficácia e confiabilidade da conexão, além de sua segurança.
Seus acessórios estão totalmente fora de potencial.

Os Conectores Derivação Perfurante “CDP” são produzidos pela INTELLI desde o ano de 1999 (são mais de 21 anos).  Todos os modelos atendem a norma Francesa NFC-33020, principal norma referente a Conectores Derivação Perfurante (piercing). 

 2. As peças perfurantes internas do conector não são finas demais? De qual material elas são fabricadas?

São fabricadas em material de cobre eletrolítico, 99,9% cobre e 100% IACS, com acabamento estanhado, possuem os dentes projetados para perfurar a isolação dos cabos da forma mais radial possível, de forma a romper a isolação e adentrar no material metálico do condutor, gerando uma conexão segura e eficiente.

Todos os modelos são testados e validados nos ensaios mecânicos e elétricos especificados pela norma Francesa NFC-33020, e atendem as capacidades de condução de corrente dos cabos para os quais foram projetados.

3. Os conectores CDP são mais eficientes que os conectores tipo cunha em cabos multiplexados?

Hoje disponibilizamos essas duas boas alternativas. Ambas oferecem excelente performance, desde que corretamente instaladas. Porém, algumas características de aplicação as diferenciam, como: tipo de ferramental de instalação, tipos de redes de distribuição (nuas ou isoladas), tempo de instalação, entre outras. O que é mais comum para aplicações em redes nuas de alumínio pelas concessionárias é o conector cunha de alumínio, porém, com o advento das redes multiplexadas, os conectores tipo piercing (perfurantes) têm sido bem difundidas e a principal alternativa para estas instalações.

O conector cunha de alumínio CADC tem a vantagem de ser projetado para uso em faixas amplas e otimizadas de condutores de alumínio, alumínio com alma de aço e cobre, para aplicação Al-Al, Al-Cu.

Para uso de CADC em cabos multiplexados, será necessária a retirada e a posterior recomposição da isolação do condutor. Para a correta aplicação, deve-se utilizar ferramenta especial, com acionamento mediante deflagração de cartucho para propulsão.

Para os conectores da linha CDP, não há necessidade de retirada de isolação. Os condutores multiplexados terão sua camada de isolação devidamente perfurada pelas lâminas dentadas que o conector possui. Recomendamos uso em condutores de alumínio isolados 0,6/1 kV (conforme ABNT NBR 8182), ou condutores de cobre isolado rígido PVC 450/750 V (conforme ABNT NBR NM 247-3).

Não necessitam de ferramentas especiais para sua instalação, sendo necessárias, por exemplo, apenas uma chave estrela ou soquete. Possuem porca fusível, o que garante torque e conexão adequados, além de oferecer rápida instalação.

Para conexões em condutores que, além da camada isolante, possuam mais alguma cobertura, estes conectores não são indicados para esta aplicação.

4. Para quais tipos de condutores os conectores CDP são indicados? E quais bitolas?

Os Conectores Derivação Perfurante “CDP” são indicados para condutores isolados de alumínio ou cobre com as seguintes características de isolamento:

  • Cabos de Alumínio isolado (Multiplexados) 0,6/1kV PE/XLPE, conforme norma NBR-8182.
  • Fios/Cabos de Cobre isolado (Classe-1,2 e 3) PVC 450/750v (sem cobertura), conforme norma NBR NM 247-3.

Os conectores “CDP” são indicados para conexões de cabos “alumínio-alumínio, alumínio-cobre ou cobre-cobre”. As bitolas aplicáveis para os CDP’s vão desde 1,5 mm² até 240 mm².

5. O CDP pode ser utilizado para conexões subterrâneas?

Não. O CDP foi projetado somente para conexões aéreas.

 6. A linha de conectores perfurantes possui alguma norma nacional? E internacional?

Não há uma norma brasileira da ABNT NBR que regulamente esse tipo de conector, mas o GRUPO INTELLI e as concessionárias de energia utilizam a norma Francesa NF C33-020 como referência para os conectores perfurantes até 0,6/1 kV.

NF C33-020-2013 – Cabos isolados e seus acessórios para redes de energia – Conectores de derivação com perfuração de isolamento para redes e conexões aéreas em condutores isolados de tensão nominal 0,6/1 kV.

7. O CDP pode ser usado em todas as regiões do Brasil? Há alguma concessionária que implica restrições ao uso de conectores perfurantes?

Sim, o CDP INTELLI é homologado em todas as concessionárias do Brasil.

Em alguns casos, porém, é exigida a utilização de acessórios especiais, conforme especificações e padrões próprios, principalmente para aplicações em regiões com ambientes mais agressivos e/ou áreas litorâneas.

Para estas situações, a Intelli oferece os conectores CDP’s com acessórios conforme especificado pelos padrões e especificações das companhias – como em aço inox 304, por exemplo.

8. O parafuso central, ao qual é aplicado o torque ao conector é isolado? O CDP pode ser aplicado com a rede energizada?

Os acessórios parafuso/porca/arruela/porca fusível estão fora de potencial, ficam totalmente isolados da parte interna da conexão. 

Pode ser aplicado com a rede energizada, desde que ela esteja sem carga.

Nesses casos, é sempre recomendado o uso de EPIs e EPCs adequados para o nível de tensão da instalação, e, desde que a aplicação seja feita sem carga e por profissional capacitado e/ou habilitado, devidamente treinado.

9. Quanto a contato direto é visível que existe isolamento, mas e quanto a água da chuva? Esse conector isola bem assim?

Sim, os conectores CDPs são projetados para ambientes expostos às intempéries, incluindo a chuva. A garantia desse isolamento diante situação de chuva se dá por meio de ensaios de tensão aplicada (conexão submersa em água, sob tensão aplicada de 6kV) realizados em nosso laboratório, conforme a norma francesa NF C33-020.
O índice de proteção garantido pelos Conectores Derivação Perfurante “CDP” é IP-65.

10. O CDP pode ser usado na rede nua? E em condutores flexíveis?

O Conector perfurante CDP não são recomendados para redes nuas e nem com condutores flexível (classe-4 e 5).

Para atendimento a esses tipos de condutores, temos outras versões de conectores perfurantes que são adequadas a esse tipo de condutores, ver abaixo :

  • O modelo CDPN – Conector de Derivação Perfurante para rede nua – permite conexão da principal/tronco, de rede nua, com derivação em rede isolada. Este modelo é específico para esta finalidade.
  • O modelo CDPF – Conector de Derivação Perfurante para Condutores Flexíveis – para conexão de condutores de alumínio multiplexados isolados XLPE/PE, 0,6/1kV ou neutro (isolado ou nu) na principal/tronco, e derivação condutores flexíveis em cobre, classe 4/5 e isolação PVC 450/750V, sem cobertura, em ramais de entrada.

11. Posso fazer ligações de cabos de alumínio? E conexões bimetálicas?

Sim, os conectores CDP’s possuem lâminas dentadas em material de cobre eletrolítico com camada superficial de estanho, o que possibilita a conexão dos condutores alumínio-alumínio, alumínio-cobre e cobre-cobre.

12. O que é a graxa branca que há dentro da linha CDP?

Trata-se de um composto hidrorepelente, graxa sintética de silicone, que traz proteção contra entrada de agentes oxidantes externos a conexão, eliminando a presença de oxigênio e água.

13. Qual a tensão de isolamento máxima recomendada para a linha CDP?

Tensão máxima de 1kV (redes secundárias multiplexadas de baixa tensão).

 14. O conector CDP é recomendável para instalações em sistemas fotovoltaicos (corrente contínua)?

A aplicação segura de CDP em corrente contínua não pode ser garantida devido às espessuras das camadas de isolação e proteção próprias dos condutores desenvolvidos para correntes contínuas. Nesses casos a espessura das coberturas não permitem uma devida conexão elétrica entre as lâminas dentadas e a alma condutora dos cabos.

 15. Qual a função do CAPUZ que fica acoplado junto ao conector CDP?

Cobrir a extremidade do cabo de derivação exposta, para evitar entrada de água e outros agentes externos, além de ações de intemperismo.

16. O conector CDP pode ser reaproveitado?

Não, pelo motivo de possuir seu sistema de aperto através de porca fusível, após o rompimento da porca fusível, não seria possível garantir a sua reutilização.

17. Posso utilizar o conector CDP em instalações residenciais, prediais e industriais?

Sim, desde que se respeite os limites de tensão (até 1kV) e seja utilizado os condutores isolados com as características de isolamento conforme resposta 4.

18. Quais tipos de ferramentas são recomendadas para a instalação do CDP?

Chave estrela ou soquete 13 mm.

É de suma importância que no momento da aplicação a chave esteja alinhada de forma perpendicular ao parafuso, pois a aplicação de forma inadequada, poderá romper a porca fusível antes do valor de torque pré-estabelecido e gerar uma má conexão.

19. Ele pode ser usado no condutor neutro também? Ou somente nas fases?

Depende das características construtivas do condutor neutro em questão.

Caso o neutro for isolado, condutor 0,6/1kV, sim.

Para o condutor Neutro ou Fase isolados, recomendamos a utilização do modelo CDP – Conector de Derivação Perfurante.

Caso o neutro for nu, recomendamos o uso do conector CDPN, cujos detalhes se encontram no item 20.

20. Existem versões diferentes de Conectores Perfurantes? Quais são eles?

O GRUPO INTELLI possui em seu portifólio as seguintes versões dos Conectores Derivação Perfurante:

Você acabou de ler 20 questões mais frequentes sobre o CDP, do GRUPO INTELLI. Gostou? Compartilhe em suas redes sociais. Nas próximas publicações, esclareceremos mais dúvidas frequentes sobre os nossos produtos, inclusive de outros modelos, como CDPN, CDPF, CDP-120-4D, CDPRP e CDPRPE. Fique ligado no site do GRUPO INTELLI!