NOTÍCIAS DA INTELLI
INTELLI responde dúvidas frequentes sobre o aço revestido em cobre
19 FEV 2021

INTELLI responde dúvidas frequentes sobre o aço revestido em cobre

GRUPO INTELLI elaborou um texto para ajudar a sanar dúvidas frequentes de clientes e do mercado elétrico sobre os benefícios do aço revestido em cobre. Profissionais técnicos da única produtora de materiais bimetálicos do Brasil trazem conceitos baseados em estudos científicos e artigos técnicos para evidenciarem por qual motivo a tecnologia usada pelo COPPERSTEEL é a melhor solução para sistemas de aterramento.

Aço revestido em cobre: veja as perguntas mais frequentes e tire suas dúvidas

1. Como são produzidos os condutores de aço revestidos em cobre?

Os condutores de aço revestido de cobre são fabricados através de um processo de caldeamento contínuo. Nele, os metais são unidos sob pressão e temperatura elevadas, em atmosfera inerte, resultando em uma união em escala atômica.

2. Qual a condutividade do aço revestido de cobre?

A tecnologia usada pelo COPPERSTEEL permite a fabricação de produtos com diferentes condutividades, podendo variar entre 21%, 30%, 40% e 53% IACS (International Annealed Copper Standard). Isso é possível pois o processo de fabricação do COPPERSTEEL permite a aplicação de diferentes proporções de revestimento de cobre sobre o núcleo de aço, dependendo da aplicação e das demandas de ampacidade, resistência mecânica e resistência à corrosão.

3. Quais as principais aplicações dos condutores de aço revestidos em cobre?

Os condutores de aço revestido de cobre são indicados para sistemas de aterramento em redes de transmissão e distribuição de energia. Mais especificamente, destacam-se as aplicações como contrapeso em linhas de transmissão, malhas de terra em subestações, aterramento em parques solares e eólicos, projetos de SPDA em geral, condutores de energia em regiões de atmosfera agressiva, condutores de energia em circuitos de baixa potência sujeitos a furtos (iluminação púbica, por exemplo), condutor de equipotencialização de equipamentos, dentre outras.

4. Mas o cabo de aço revestido de cobre não sofrerá corrosão quando em contato com o solo?

Não! A camada externa dos condutores CS-COPPERSTEEL é de cobre e com pureza mínima garantida de 99%. Sendo assim, os condutores CS possuem vida útil equivalente aos cabos de cobre puro, podendo chegar a mais de 40 anos dependendo do pH do solo.

5. Posso substituir um condutor de cobre por um condutor de aço revestido em cobre de mesma bitola?

Sim. Em projetos de aterramento pode-se substituir um cabo cobre puro por um de aço-cobre de mesma bitola, pois seu limite térmico superior ao do cobre puro admite operar com as mesmas correntes de curto-circuito. Em alguns casos, nos quais o condutor de aterramento em cobre é subdimensionado do ponto de vista elétrico por restrições mecânicas (fenômeno conhecido como “ampacity overkill”) é possível até mesmo reduzir-se a bitola.

6. Quais são as vantagens dos condutores de aço revestidos em cobre, em comparação com os condutores de cobre?

Os condutores de aço revestido de cobre possuem menor peso linear e melhor desempenho mecânico, além de desestimularem o potencial de furto na armazenagem, transporte, instalação e operação. Como condutor para aterramento, oferecem resistência a corrosão e performance equivalente ao cobre puro. Por último, mas não menos importante, o aço revestido de cobre é economicamente vantajoso em relação ao cobre puro. 

7. Quais são as vantagens dos condutores de aço revestidos em cobre, em comparação com as cordoalhas de aço galvanizado?

Quando enterrados diretamente em contato com o solo, os cabos de aço-cobre são, pelo menos 6x mais resistentes à corrosão em relação ao aço galvanizado. Além disso, os condutores de aço revestido de cobre possuem melhor compatibilidade com os sistemas de conexão popularmente usados em aplicações subterrâneas (conectores à compressão ou solda exotérmica, por exemplo).

8. Qual a vida útil dos condutores de aço revestidos de cobre?

A durabilidade de um condutor COPPERSTEEL é, em média, entre 40 a 50 anos. Para efeito de comparação, a de um condutor em aço zincado é de 8 a 10 anos, dependendo do pH do meio*.

*Comprovado pelo estudo do National Bureau of Standards (EUA) de 1957, sobre corrosão subterrânea onde foram testados mais de 36mil amostras de mais de 300 variedades de materiais de revestimentos ferrosos, não-ferrosos e protetores submetidos a 128 solos diferentes. 

9. Quais os conectores de aterramento compatíveis com condutores de aço cobreado?

Os condutores de aço cobreado podem ser utilizados com os mesmos conectores de aterramento utilizados com os cabos de cobre. 

10. Existe norma da ABNT para condutores de aço revestidos em cobre?

Sim! Os condutores de aço revestidos em cobre são normatizados e seguem as normas abaixo:

  • NBR 8120: Fios de aço revestido de cobre, nus, para fins elétricos — Especificação.
  • NBR 8121: Cabos de fios de aço revestidos de cobre, nus, para fins elétricos — Especificação.
  • NBR 16254: Materiais para sistemas de aterramento. 

11. Por que os condutores de aço revestidos em cobre não são atraentes ao furto?

Os condutores de aço revestido de cobre COPPERSTEEL não possuem valor de revenda como sucata no mercado clandestino pelo fato de o núcleo de aço e a camada externa de cobre serem indissociáveis, inviabilizando seu derretimento para venda como sucata de cobre. Normalmente os criminosos que furtam cobre reconhecem o aço revestido de cobre fazendo uso de imã; se o imã for atraído pelo cabo, significa que possui núcleo de aço, desestimulando o roubo. 

12. As concessionárias de energia já utilizam os condutores de aço revestidos em cobre?

Sim! A grande maioria das concessionárias de energia já utiliza os condutores de aço revestido em cobre em suas instalações. Da mesma forma, as empresas de engenharia, projetistas e instaladores têm, cada vez mais, especificado este tipo de solução em seus projetos. 

13. Onde posso encontrar os condutores de aço revestidos em cobre?

Atualmente, a maioria das revendas de materiais elétricos mantém condutores de aço revestidos em cobre em seu estoque. Para grandes projetos e aplicações especiais que requerem melhor dimensionamento e apoio técnico, o fornecimento pode ser realizado direto da fábrica para a obra. 

14. Onde são produzidos os condutores de aço revestidos em cobre?

O Grupo Intelli possui fábricas em Campinas e Orlândia, no Estado de São Paulo, onde são produzidos os condutores de aço revestidos em cobre.

Tem mais alguma dúvida sobre aço revestido em cobre? Faça sua pergunta para a INTELLI por meio do e-mail atendimento@intelli.com.br. Responderemos o mais rápido possível.  

VEJA TAMBÉM
12 FEV 2021
A qualidade dos materiais para contrapeso | Aço-Cobre | Parte 2

Análise da qualidade dos materiais utilizados em sistemas de aterramento de linhas de transmissão (contrapeso),…

24 FEV 2021
O Aterramento em Linhas de Transmissão

por Geraldo R. de Almeida (Engenheiro Eletricista –MSc DSc) O aterramento em linhas de transmissão, mas…

10 NOV 2014
Grupo Intelli planeja implantação da ISO 14001

O GRUPO INTELLI, acompanhando as exigências de mercado e preocupado com as questões socioambientais, planeja…

CERTIFICADOS

SELOS SOCIAIS